terça-feira, 9 de novembro de 2010

Concurso para professor

As inscrições do concurso público para professor da rede estadual da Bahia foram prorrogadas até o dia 14 de novembro, devido aos feriados do Servidor Público (29 de outubro) e dos Finados (2). Até esta quinta-feira (4), foram inscritos cerca de 30 mil candidatos, e a expectativa é de que 40 mil professores participem do concurso. As vagas são para 20 horas semanais e a remuneração inicial é de R$ 858,32, com perspectivas de progressão ao longo da carreira. As provas devem ser aplicadas no dia 9 de janeiro de 2011 e o resultado está previsto para ser divulgado no dia 20 de abril do mesmo ano.

O concurso oferece 3.200 vagas, na capital e em todos os municípios baianos, para todas as disciplinas (Educação Física, Artes, Língua Portuguesa, Inglês, Espanhol, Matemática, Geografia, História, Filosofia, Sociologia, Biologia, Química e Física).

A novidade é que o candidato deverá optar por polos e não mais por vagas em municípios. Dessa forma, de acordo com a necessidade da rede, os aprovados deverão atuar em qualquer cidade do polo escolhido. Os territórios foram formados por um grupo de cidades que têm, no máximo, 70 quilômetros de distância.

O diretor administrativo de Recursos Humanos da Secretaria da Administração do Estado (Saeb), Robson Carvalho, destaca que em relação ao último concurso, realizado em 2005, o diferencial é a distribuição por região, o que vai possibilitar à Secretaria de Educação ter uma mobilidade maior dos professores nos locais em que existem um déficit de pessoal habilitado. “Além do campo de atuação, o profissional não se restringe às disciplinas, atuando por áreas do conhecimento”.

As inscrições custam R$ 70 e devem ser feitas no site do Cespe/Universidade de Brasília, até as 23h59 do dia 14 (observado o horário oficial de Brasília/DF). Para participar é necessário ter diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso superior de licenciatura plena específica para a disciplina à qual está concorrendo.

“Para se inscrever o candidato precisa ter o curso de licenciatura na disciplina e seu curso deve ter o certificado de instituições credenciadas pelo MEC. Devido às solicitações no site da Ouvidoria do Estado, na coordenação de concurso, além do feriado prolongado, as Secretarias de Educação (SEC) e de Administração (Saeb) resolveram prorrogar a data do concurso”, explicou Robson Carvalho.

A validade do concurso é de dois anos prorrogável por mais dois. Sob a responsabilidade da Cespe/UnB, o processo seletivo terá provas objetivas e discursivas, além da avaliação de títulos. Com 4h30 de duração, a avaliação será composta de 50 questões objetivas, sendo 20 de conhecimentos básicos, 20 de conhecimentos interdisciplinares e 10 específicos. Haverá ainda a prova discursiva, composta de três questões - conhecimento básico, interdisciplinar e específico. As avaliações terão caráter eliminatório e classificatório e os aprovados serão convocados durante o ano de 2011. Os conteúdos necessários para a prova e mais informações sobre o concurso estão no edital, publicado no Diário Oficial do Estado, no dia 7 de outubro, e no site da Secretaria de Educação.

Déficit


“Essa é uma antiga reivindicação da classe. Existe um déficit de professores, principalmente no interior, em áreas como Física, Química e Matemática. A abertura do concurso é vista com bons olhos, já que milhares de profissionais vão se aposentar no próximo ano. Esperamos que, além dos 3,2 mil, sejam absorvidos ainda mais classificados”, afirma o coordenador-geral da APLB - Sindicato dos Trabalhadores em Educação, Rui Oliveira. Ele diz que o aproveitamento dos concursados e dos classificados por polos é bom para o deslocamento do professor, evita a burocracia e garante o docente em sala de aula. “Nas grandes e médias cidades está prevalecendo a contratação de professores por estágio. Mas a melhor forma de ingressar no serviço público é por concurso”.

0 comentários:

Postar um comentário