terça-feira, 9 de novembro de 2010

Plataforma Freire abre pré-inscrições para formação inicial de professores

Já estão abertas, na Plataforma Freire, as pré-inscrições para os cursos de Formação Inicial do primeiro semestre de 2011. Serão ofertadas 2.970 vagas, na modalidade presencial, para a formação em primeira e segunda licenciatura e formação pedagógica dos professores da rede pública de ensino. Para a formação continuada serão disponibilizadas 110 vagas para o curso de 60h em Educação Ambiental: Escolas Sustentáveis e Com-Vida, na modalidade EaD. A pré-inscrição deve ser efetuada até o dia 30 de novembro de 2010, no portal http://freire.mec.gov.br.

Essa é uma grande oportunidade para todos os professores da rede pública que não possuem licenciatura ou aqueles que possuem fora da área de atuação. Há oferta de cursos para Pedagogia, Educação Física, Ciências Naturais, Biologia, Física, Matemática, Química, Filosofia, História, Geografia, Sociologia, Letras, Língua Espanhola, Inglesa e Artes.

O Novo Programa de Formação dos Professores é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em parceria com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira (IAT). A ação é desenvolvida em parceria com as instituições de ensino superior e atende aos professores da rede estadual e municipal de ensino, inclusive aqueles que estão perto de se aposentar e em regime Reda.

Este ano, na Bahia, foram disponibilizadas mais de 37 mil vagas que atendem a diversas áreas do conhecimento, sendo 1.525 na modalidade a distância. Para isso, foram ampliados os polos formadores, com o total de 33 presenciais e 56 a distância (através do sistema Universidade Aberta do Brasil - UAB).

Plataforma Freire - O portal foi criado em 2009 com o objetivo de dimensionar a real demanda de formação inicial e continuada dos professores da rede pública de ensino em âmbito nacional, além de democratizar o acesso às inscrições.

Os educadores docentes que não possuem curso de graduação devem se inscrever na primeira licenciatura; aqueles que possuem licenciatura, mas atuam fora de sua área, na segunda licenciatura; já os que possuem formação em nível superior, porém em área distinta da licenciatura ou em pedagogia, em cursos de complementação pedagógica.

fonte: http://www.educacao.institucional.ba.gov.br

0 comentários:

Postar um comentário