quinta-feira, 11 de novembro de 2010

IV Seminário de Educação Geoambiental

O IV Seminário de Educação Geoambiental acontecerá de 11 a 13 de novembro de 2010, em Ipiaú-BA. O evento se constitui de palestras, mini-cursos e apresentação de trabalhos por estudantes de graduação, estudantes de pós-graduação e outros pesquisadores, em torno do tema central: “biodiversidade e consciência ambiental


Os trabalhos apresentados serão publicados em Anais (em CD-ROM, paginado com ISSN 2178-1915) e os melhores
artigos também serão publicados no Boletim Informe Geográfico - UESC (impresso, paginado com ISSN 1982-8039).

PROGRAMAÇÃO

11 de novembro

14h – Pré-evento: apresentação de pesquisas, música e coreografia pelos alunos do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães (auditório).

19h – Palestra de abertura – Tema: “Biodiversidade e consciência ambiental” (auditório).

12 de novembro

10h – Minicurso 1: Cartografia Escolar.

Profª Msc. Liliane Matos Góes

Mestranda em Geografia (Unicamp / UESC)

14h – Minicurso 2: Biodiversidade e Unidades de Conservação.

Prof. Msc. Paulo César Bahia de Aguiar

Mestrando em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional (UESC)

14h – Apresentação de trabalhos.

13 de novembro

14h – Exposição de trabalhos dos alunos do CMLEM.

18h – Encerramento: Apresentação cultural (auditório).

Linhas temáticas / Grupos de Trabalho:

GT1 - Educação Ambiental, biodiversidade e a divulgação da natureza pela mídia;

GT2 - Tecnologias aplicadas a Educação Geoambiental;

GT3 - Educação Ambiental: princípios, metodologias e atitudes;

GT4 - Turismo, Educação e Meio Ambiente;

GT5 - Políticas Públicas e conservação da biodiversidade;

GT6 - Preservação, reflorestamento e desenvolvimento sustentável;

GT7 - Educação para o consumo sustentável;

GT8 - Turismo, cultura e educação patrimonial.

Público-alvo: Professores da educação básica, estudantes de graduação, pós-graduação e demais pesquisadores.

Certificado de 20h
Inscrições: R$ 5,00 (minicurso)


Os resumos expandidos (com no máximo cinco páginas) deverão constar: título (centralizado), autor(es) e identificação, Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Conclusões e, Referências (apenas as mencionadas no texto). O arquivo, em formato Microsoft Word ou RTF, deve ser enviado para o e-mail do Boletim Informe Geográfico <informegeografico@gmail.com> até o dia 09 de novembro de 2010. Os trabalhos serão avaliados por consultores integrantes do Conselho Editorial do Boletim INFORME GEOGRÁFICO e
pelo Comitê Científico do evento, de acordo com os seguintes critérios: a) Adequação do título ao trabalho; b) Fundamentação e relevância do estudo; c) Qualidade gramatical do texto; d) Objetividade; e) Adequação do método aos objetivos propostos; f) Clareza na apresentação dos resultados e sua discussão.

Após a aprovação dos trabalhos, os autores deverão preparar o arquivo de apresentação (em formato compatível com o Microsoft PowerPoint). O tempo estimado para cada apresentação será de quinze minutos acrescidos de cinco minutos para questionamentos.

Comitê Científico:

Fabíola Mandarine Paes Leme (MSc-UESC)
Natanael Reis Bomfim (PhD-UESC)
Paulo Cesar Bahia de Aguiar (Msc-UESC)
Paulo Roberto Tavares de Souza (MSc-IFBA)
Saulo Rondinelli Xavier da Silva (Msc-UESC)
Sylvana Kelly Marques da Silva (Msc-UFRN)
Thaís dos Santos Vinhas (MSc-UESC)

Realização:

Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, de Ipiaú-BA (Direc 13)
Programa de Pós-Graduação em Cultura e Turismo (UESC)
Instituto Brasileiro de Educação, Cultura e Turismo (IBEC)

Apoio:

CAPES
BIG

BREVE HISTÓRICO DO SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO GEOAMBIENTAL

Acontece anualmente, na cidade de Ipiaú-BA, o Seminário de Educação Geoambiental, iniciativa do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães (CMLEM) em parceria com diversas organizações e entidades relacionadas ao ensino. Trata-se de um evento que aborda, em cada edição, um tema específico da atividade humana sobre o meio ambiente, em torno do qual são desenvolvidas as palestras, mesas-redondas e mini-cursos. Em 2007, com o objetico de reconhecer os principais problemas ambientais, bem como a importância da Educação Geoambiental, relacionando estes e pautando práticas sugestivas para as suas correções, o I Seminário de Educação Geoambiental contou com mesas-redondas sobre Reciclagem, Água, Poluições, e a atividade de Mineração naquela região e os seus impactos socioambientais. Naquela oportunidade, o evento contou com a participação dos graduandos em Geografia pela Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC-EaD) da Unidade Pedagógica de Ipiaú-BA, Faculdade Santo Agostinho (FACSA).

Em 2008, durante a "Semana de Meio Ambiente do CMLEM", o II Seminário de Educação Geoambiental (veja o cartaz) teve como tema “Meio Ambiente e Cidadania”, onde buscou-se promover discussões sobre a temática “meio ambiente” e sua relação com o comportamento da humanidade. Assim, na Educação Geoambiental foram discutidos assuntos determinantes para a busca de uma sociedade consciente de sua participação no espaço em que está inserida, de maneira crítica e ambientalmente racional, com a intenção de se alcançar um desenvolvimento sustentável. O evento se constituiu de três mini-cursos: “Turismo e Meio Ambiente”, que abordou sobre as atividades de ecoturismo, turismo de aventura, turismo cultural e turismo alternativo na região Sul da Bahia, os impactos gerados ao meio ambiente, a preservação, dentre outros assuntos; “Direito Ambiental”, que visou discutir didaticamente sobre crimes ambientais, penalidades e legislação, com atividades lúdicas visando despertar e promover a reflexão sobre o papel de cada indivíduo na sociedade, e teve como convidados o professor Natanael Reis Bomfim (Ph.D. em Educação pela Universidade do Quebec em Montreal, Canadá; e professor da Universidade Estadual de Santa Cruz [UESC]) para a palestra de abertura: “Meio Ambiente e Cidadania: uma reflexão sobre ética e práticas sociais no ambiente”, o professor Reinaldo Martins Lemos (Geógrafo, Especialista em Educação Geoambiental e Investigador da Delegacia de Proteção Ambiental) para o mini-curso: “Direito Ambiental”, e a Prof. Tatiana Barcelar (Pedagoga e Mestranda em Cultura e Turismo) para o mini-curso: "Educação Ambiental e Cidadania". O mini-curso "Turismo e Meio Ambiente" foi ministrado pelo professor Saulo Rondinelli Xavier da Silva (Geógrafo, Especialista em Educação Geoambiental e Mestrando em Cultura e Turismo).

Em sua terceira edição (veja o cartaz), em 2009, a partir do tema central – “Saúde, Meio Ambiente e Sustentabilidade” – foram realizados minicursos sobre "Doenças infectocontagiosas e degradação ambiental", pelos professores Lucy Lima Muniz Ferreira (Bióloga e Especialista em Conservação e Manejo dos Redursos Naturais) e Giovanni Guimarães Rosário (Geógrafo e Especialista em Educação Ambiental e Sanitária), professores do CMLEM; enquanto que "Ecoturismo em unidades de conservação", teve abordagem do professor Carlos Alfredo Ferraz de Oliveira (Especialista em Ecoturismo e Mestrando em Cultura e Turismo). Palestras e debates proporcionaram também a discussão sobre assuntos de interesse geral, tais como a crise mundial à luz do nosso modelo de vida e os seus efeitos sobre o meio ambiente, levando a sociedade humana a rever valores e princípios na busca de um “comportamento sustentável”. O modelo econômico focado no crescimento a qualquer custo, a limitação na idéia do “desenvolvimento zero”, a competitividade como regra e a concentração de riquezas, foram os temas de “Desenvolvimento Sustentável: realidade ou utopia?”, palestra da professora Santina Maria Gonçalves (Mestranda em Cultura e Turismo pela UESC). Durante o evento foi oficializada parceria entre o CMLEM (Direc 13), a UESC (através do Programa de Mestrado em Cultura e Turismo e do Boletim Informe Geográfico), o Instituto Brasileiro de Educação, Cultura e Turismo (IBEC) e a FACSA. O III Seminário de Educação Geoambiental foi coordenado por Paulo Roberto Tavares de Souza (Mestre em Química Analítica e Especialista em Ensino de Ciências) e Saulo Rondinelli Xavier da Silva, professores do CMLEM.

1 comentários:

Boletim Informe Geográfico disse...

O IV Seminário de Educação Geoambiental, devido a APROVAÇÃO de seu projeto para financiamento da CAPES, foi adiado para o início do ano letivo de 2011, na cidade de Ipiaú-BA. Uma vez que o seu público-alvo é professores da educação básica, estudantes de pós-graduação e outros, a Comissão Organizadora tentará confirmá-lo para uma data próxima à Semana de Planejamento Pedagógico da Rede Estadual de Educação, e divulgaremos neste blog, na página do evento (http://geoilheus.tripod.com/geoambiental.htm) e no Blog do Boletim Informe Geográfico (http://informegeografico.blogspot.com).
Participe.

Postar um comentário